Prefeitura tem até hoje para entregar vídeo de audiência pública de 2013

CPI do Rio Mathias

Na manhã desta segunda-feira (22), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Mathias esteve em reunião no plenário para as oitivas de Osni Piske e de Henrique Chiste Neto. Ambos foram convidados pelos vereadores por terem sido apontados em outras oitivas como participantes de audiência pública da Prefeitura de Joinville, em setembro de 2013, quando o Poder Executivo fez a apresentação do projeto de macrodrenagem do rio.

Conforme prazo estabelecido pela CPI, a Prefeitura de Joinville tem até hoje para entregar o vídeo com a gravação integral da audiência pública. Presidente da CPI, o vereador Wilian Tonezi (Patriota) informou que, se a entrega não for feita, a CPI vai estudar outra forma legal para ter acesso à gravação.

Nas oitivas desta manhã, o empresário Osni Piske e o ex-presidente da Águas de Joinville, Henrique Chiste Neto, declaram que, na referida audiência pública de 2013, os questionamentos envolvendo as interferências na obra (tubos de água, esgoto, gás e instalações elétricas que passam pelas áreas afetadas) não foram respondidos com a devida atenção pelos representantes do Poder Executivo. Na avaliação de Piske, a apresentação da Prefeitura foi “superficial” e o projeto deixava “centenas de dúvidas” à comunidade.

Chiste Neto afirmou que o projeto da macrodrenagem era falho, com grande falta de detalhes. “Eu diria que já no nascedouro da coisa ela foi errada. O projeto não correspondia ao porte da obra”, completou. Na opinião de Tonezi, Piske e Chiste Neto eram peças importantes da reunião de 2013 e trouxeram pontos que comprovam uma realidade que não condiz com a ata da audiência.

Depoimento de Carlito Merss suspenso

Em virtude de os vereadores já terem ouvido secretários municipais na gestão Carlito Merss, eles decidiram pela suspensão do depoimento do ex-prefeito, que estava anteriormente previsto para hoje. Uma nova data ainda será definida pela CPI.

Ao final do encontro, os vereadores deliberaram algumas convocações para a primeira semana de março:

• dia 01 de março: empresa Azimute e seus responsáveis técnicos;
  • dia 03 de março: ex-secretário de Infraestrutura Romualdo França.

Constituída no mês de janeiro, a CPI tem como objetivo apurar irregularidades nas obras de macrodrenagem do Rio Mathias, que corta os bairros Atiradores e Centro. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 60 dias úteis, podendo ser prorrogado uma vez por mais 45 dias.

A CPI é composta pelo presidente Wilian Tonezi (Patriota), pelo secretário Neto Petters (Novo), pelo relator Diego Machado (PSDB) e pelos membros Claudio Aragão (MDB) e Luiz Carlos Sales (PTB).

Isabela Peixer, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Faria
Paula Haas